Atuação
Organização
​
Fazendo uso da vasta experiência angariada ao longo das diversas ações realizadas, o Bem da Madrugada lapidou normas de conduta, orientação e organização das suas diversas atividades.
​
Visando maximizar o poder de atuação, organização e realização do projeto, os voluntários e as atividades são divididos em diversos grupos de ações especializadas, conforme descrito adiante.
​
Atividades Desempenhadas
​
Através dos voluntários, o projeto social é responsável por:
​
1. Arrecadação de alimentos prontos para consumo (pães, bolachas, salgados, doces, entre outros);
2. Arrecadação de bebidas prontas para consumo (água, chá, refrigerante, suco, entre outras);
3. Arrecadação de itens de higiene (escovas de dente, sabonetes, shampoos, absorventes, fio dental, entre outros);
4. Arrecadação de peças de vestuário (camisas, bermudas, calças, bonés, chinelos, tênis, entre outras);
5. Arrecadação de ração para cachorro e gato;
6. Montagem de kits de alimentação, higiene e vestuário para entrega às pessoas necessitadas;
7. Organização e entrega dos kits em locais de grande concentração de pessoas vivendo em situação de rua.
Importante mencionar que os voluntários podem participar de todas as etapas, desde a arrecadação até a entrega final dos kits, ou ajudar apenas em algumas, conforme sua disposição e preferência.
​
Times de atuação
​
São os times intimamente ligados a atividade precípua da ação social.
​
De posse dos itens arrecadados, os voluntários, no dia de realização do evento, são organizados em times (os quais possuem denominação, atribuição e coordenadores previamente designados), e passam a desempenhar as funções adiante citadas.
​
Cada grupo abaixo citado, é responsável pela separação, organização, preparação, montagem e entrega dos respectivos kits.
​
Para uma melhor organização das tarefas realizadas em ambiente externo, os times possuem identificação visual através da designação de cores (destacadas nas vestimentas e/ou nos acessórios utilizados pelos responsáveis por cada unidade). Assim, torna-se fácil para os voluntários manterem-se organizados e devidamente agrupados.
TIME ALIMENTOS
TIME
HIGIENE
TIME
BEBIDAS
TIME
VESTUÁRIO
TIME
RAÇÃO
Times de suporte
Como o próprio nome já leva a crer, são times que prestam suporte para a organização de toda a ação social. Dentre eles, podemos destacar:​
Recepção
Recepcionar, cadastrar e identificar os novos voluntários, informando ainda as orientações iniciais sobre o projeto e as atividades desempenhadas.
Compras e almoxarifado
Negociar e realizar a compra e administrar os itens necessários à realização da ação em conjunto com o time financeiro.
Comunicação
Gerenciar os meios de comunicação da ONG, atuando na criação, produção de conteúdo e na moderação com os públicos de interesse.
Lojinhas
Obter, armazenar, controlar estoque, desenvolver novos produtos, efetuar controle financeiro e vender souvenirs do projeto.
Financeiro
Responsável por todo o controle financeiro e atuarial atinentes ao projeto.
Operações
Organizar como se dará a operação de determinada ação, determinando quais os líderes e responsáveis para cada frente de trabalho.
Project Manegement Office (PMO)
Manter a visão integrada do projeto, garantindo a implementação dos planos de ações e melhorias determinadas pelas lideranças, atuando na estruturação dos processos e do planejamento.
Estrutura Administrativa Organizacional
​
Nesse tópico, abordaremos de forma singela os diversos níveis de lideranças presentes no Bem da Madrugada.
​
Primeiramente, importante frisar que independentemente do grau ou nível que as pessoas se encontrem dentro da ação social, TODOS, efetivamente TODOS SÃO VOLUNTÁRIOS, desempenhando assim, com muito amor, as obrigações e deveres assumidos em prol de um bem maior!
Fundadores/Diretores
​
Responsáveis pelo início, expansão, consolidação e ramificação do projeto social. Trata-se de voluntários com grande experiência e vivência, principalmente no que diz respeito ao terceiro setor. Ajudam nas questões mais basilares e fundamentais do projeto, atuando, coordenando, implementado novos planos, sugerindo melhorias e fiscalizando todas as demais áreas e atividades.
Embaixadores à Voluntários
​
Responsáveis pela organização, coordenação e expansão do projeto em novas cidades/regiões. São acompanhados e orientados de perto pelos fundadores/diretores, atuando como verdadeiros longa manus (extensores do alcance da ação social).
Líderes à Voluntários
​
Designados pelos embaixadores/diretores para o gerenciamento e fiscalização de determinado time/grupo de trabalho. São instruídos e orientados diretamente pelos seus superiores e possuem acesso a diversos manuais e materiais organizacionais.
Executores
​
São os voluntários que mais colocam a mão na massa, que executam com maestria e com muito amor todas as atividades solicitadas e orientadas. São os grandes responsáveis por tudo o que o projeto vem realizando.
Nosso alcance
7 anos de atuação
presente em mais de
35 cidades
+ de 40 mil moradores de rua atendidos
mais de 4 mil voluntários engajados